sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose...

...é uma palavra que significa "uma doença pulmonar causada pela inalação de pó de sílica muito fina, que causa inflamação nos pulmões". Esta condição médica descrita nesta definição é normalmente chamada de silicose.

Então, essa palavra vem do inglês pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis (45 letras) e o cara que criou ela criou só para inventar a maior palavra da língua inglesa. ¬¬

Daí pensei "qual a maior palavra da língua portuguesa? aposto que a nossa é maior!". Procurei e descobri que anticonstitucionalissimamente (29 letras) é a maior. ¬¬
Meio fail não?
Aparentemente plurais, termos técnicos e nomes ou palavras fictícias (tipo Lopado­temacho­selacho­galeo­kranio­leipsano­drim­hypo­trimmato­silphio­parao­melito­katakechy­meno­kichl­epi­kossypho­phatto­perister­alektryon­opte­kephallio­kigklo­peleio­lagoio­siraio­baphe­tragano­pterygon - 182 letras, que é o nome de um prato fictício criado por Aristófanes - link) não são considerados para ver qual é a maior palavra (aqui no Brasil deve ser, já que o cara inventou aquela lá de cima pros EUA)

E agora o mais legal: a maior palavra de todas é a Titina, err, ou melhor o nome cintéfico dela, com 189.819 letras, sendo extremamente superior a outras palavras grandes. Demoraria cerca de 25 horas para ser totalmente pronunciada em velocidade normal. Por ser uma palavra científica, não é introduzida em dicionários e por isso o título de "maior palavra" é dada a nomes comuns grandes.

E aí? Vai encarar clica na imagem então:


Ah a inpiração pro post claro veio do Mentirinhas!

Nenhum comentário: